Uma trajetória missionária

Nossa História

Equipe de colaboradores

Lançamento da pedra fundamental

A história do Hospital Dom Orione se inicia em 1952, quando chega ao Norte do Tocantins, o Padre Quinto Tonini, enfermeiro, formado pela Cruz Vermelha Internacional. Ele veio juntamente com os orionitas da Pequena Obra da Divina Providência. Como visão missionária, levava consigo o lema: "para evangelizar é preciso curar o corpo!". Nessa perspectiva e vendo a necessidade local, deu início aos atendimentos de saúde e o começo do que no futuro seria o Hospital Dom Orione.

Os atendimentos iniciaram com as Samaritanas Socorristas, professoras de escolas paroquiais. Instruídas pelo Padre Quinto, prestavam serviços de primeiros socorros e assistência a doentes e gestantes. Tratavam também doenças comuns da região, como malária, gripe, febre, desnutrição, diarreia, dentre outras.

A demanda foi crescendo, assim como a estrutura para os trabalhos. Em 1971, no dia 08 de janeiro, é reconhecida juridicamente a Casa de Caridade Dom Orione. A partir daí, são iniciadas as primeiras atividades ambulatoriais. No ano seguinte, 1972, ano em que se comemora o Centenário do nascimento de São Luis Orione, teve início a construção do Hospital Dom Orione. A obra é fruto de uma campanha de arrecadação de recursos, envolvendo devotos de São Luis Orione de todas as partes do mundo, especialmente da Europa. No dia 8 de dezembro é lançada a pedra fundamental.

Primeiros atendimentos na unidade

Em 1973 foi concluída a primeira ala do Hospital, que na época atendia 20 internações (hoje a unidade conta com 204 leitos ativos). No mesmo ano é elaborado o projeto de reforma da parte existente e construção de dois novos pavilhões. A inauguração oficial do Hospital Dom Orione veio a acontecer no dia 16 de julho 1976.

O crescimento do Hospital não parou por aí e foi acontecendo de forma rápida. Em 1977 o prédio passa por uma grande reforma e ampliação, inaugurada no dia 28 de setembro. Com isso, a instituição pode atender mais pessoas que não tinham acesso a uma saúde de qualidade.

No ano 2000 o Hospital Dom Orione implanta o serviço de cardiologia no Hospital Dom Orione e passa a ser a primeira instituição do Tocantins a realizar cirurgias cardiovasculares. Em dezembro o Hospital é credenciado pelo Ministério da Saúde, possibilitando o atendimento por meio do Sistema Único de Saúde - SUS. A primeira cirurgia cardíaca foi realizada no início de 2001.

O ano de 2003 confirmou a excelência da instituição nos serviços de obstetrícia. Por meio de um atendimento humanizado, promovendo e protegendo o aleitamento materno, Hospital Dom Orione foi credenciado como “Hospital Amigo da Criança”.

Em 2016 o Hospital Dom Orione inicia o serviço de cirurgia bariátrica por videolaparoscopia, uma forma menos invasiva e mais segura de realizar o procedimento. Também em 2016 é iniciado o serviço de Oncologia, mais um grande avanço para a região.

Por meio de um trabalho que busca a excelência do atendimento em saúde, o Hospital Dom Orione tornou-se o maior complexo hospitalar do Estado do Tocantins, prestando serviços médicos hospitalares de média e alta complexidade. Com isso, o Hospital se consolidou como uma instituição de referência no tratamento de diversas especialidades, sempre levando consigo o carisma de São Luis Orione.