Publicado em

Saúde mental em tempos de isolamento social

Serviço de Psicologia do Hospital Dom Orione orienta sobre cuidados no dia a dia

Em virtude da pandemia do Covid-19, a Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta para o isolamento social a fim de conter a propagação do vírus. Evitar aglomerações, lavar as mãos frequentemente e manter distância das pessoas são as principais recomendações que cada indivíduo deve seguir.

No entanto, além dos cuidados com a saúde física, é preciso também cuidar da saúde mental, para evitar um mal estar psicológico. Pensando nisso, o serviço de Psicologia do Hospital Dom Orione elaborou um informativo com dicas de como cuidar da saúde mental neste período:

Dicas de Saúde Mental
1 - Evite excesso de informações desnecessárias: Filtre as informações, desconecte-se de fontes duvidosas e busque sempre fontes confiáveis, como: OMS, Secretarias de Saúde e Ministério da Saúde.

2 - Procure formas de gerenciar sua saúde física e psicológica. Mantenha-se ativo! (ouça músicas, filmes, faça receitas saudáveis, cursos online).

3 - ROTINA! Crie novas rotinas que possam trazer algum senso de controle, previsibilidade e pontos de equilíbrio.

4 - Viva o momento! Use-o como uma oportunidade para ter um ritmo de vida diferente, longe de atividades sociais extenuantes, assim poderá recarregar a “bateria”. Poder ser importante para você recuperar o tempo perdido, praticar autoconhecimento e colocar as atividades em dia.

5 - Cultive seus laços! Interaja de forma positiva com a sua família, ensine algo novo para os seus filhos, conversem sobre o futuro, façam planos, compartilhem sentimentos, mantenha contato virtual com as pessoas que te fazem bem.

6 - Não tenha vergonha de pedir ajuda, principalmente quando se sentir preocupado, esgotado ou sobrecarregado. Estando sempre atento a sintomas, como: irritabilidade, mudança de humor e pensamentos negativos, insônia ou tristeza significativa.