Publicado em

Hospital Dom Orione orienta mães sobre os cuidados com o recém-nascido

Amamentação e banho humanizado foram alguns dos temas abordados

Nos primeiros meses de vida, a criança precisa de alguns cuidados específicos para se desenvolver bem. Para orientar as mães com bebês internados na UTI Neonatal, o Hospital Dom Orione realizou uma Oficina de Manejo da Amamentação e Cuidados com o recém-nascido. A atividade, realizada nesta quarta-feira, 21, faz parte da campanha Agosto Dourado – mês dedicado à promoção da amamentação.

Um dos principais assuntos da oficina foi o aleitamento materno. A coordenadora do Banco de Leite Humano, Luiza Theodoro, explicou o passo a passo para posicionar o bebê durante a amamentação. “A mãe precisa ficar de forma confortável, para não ficar cansativo. O bebê tem que ficar próximo da mãe, barriga com barriga, uma mãozinha em baixo e a outra em cima e o queixo encostando no peito da mãe. Os lábios do bebê voltados para fora, como uma ‘boquinha de peixe’, pegando o mamilo e auréola”, explicou.

A coordenadora explicou ainda a importância de o leite materno ser o único alimento ingerido pelo bebê durante os seis primeiros meses de vida. “Ele contém todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento da criança durante este período, não havendo necessidade de complemento”, orientou.

Outros cuidados com o recém-nascido também foram abordados, como a troca de fraldas, banho humanizado e limpeza do coto umbilical. Gilcilene Sobrinho, enfermeira coordenadora da UTI Neonatal, explicou que a limpeza do coto umbilical dever ser realizada toda vez que for trocar a fralda. “É importante salientar que não pode usar óleo, umbigueira ou outros itens. Deve limpar apenas com apenas álcool a 70%, utilizando gaze ou cotonete, e deixar o umbigo sempre limpo e seco” explicou.

A oficina foi um grande aprendizado, tanto para as mães de primeira viagem, quanto para as mais experientes. Na sua segunda gestação, Raquel Rodrigues Moura teve gêmeos. Os bebês nasceram no último dia 12. A primeira filha está com um ano e cinco meses. Ela conta que desconhecia algumas informações passadas. “Achei muito importante a parte que ensina a dar banho no bebê e também a parte amamentação, que ensinou que não pode dar alimentos antes dos seis meses, só o leite materno exclusivo. Eu pensei que podia dar água, aqui aprendi que não”, contou a mãe.