Publicado em

Agosto Dourado - Hospital Dom Orione reforça a importância do aleitamento materno

Campanha conta com ações internas e externas

Ao lado da doadora de leite, Heloísa, Padre Jarbas destaca a importância da amamentação

Na manhã desta quinta-feira, 01, o Hospital Dom Orione deu início às atividades da campanha Agosto Dourado, mês dedicado ao incentivo do aleitamento materno. A solenidade de abertura reuniu diretores, gerentes, colaboradores e autoridades para apresentar a programação da campanha que conta com ações internas e externas para reforçar a importância da amamentação para a saúde do bebê.

Com o tema “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação. Hoje e para o futuro!”, a campanha dá destaque para esse alimento essencial para o desenvolvimento da criança, como explica a coordenadora da UTI Neonatal, Maria Iva Maranhão. “É importante esclarecer que o leite materno é o melhor alimento para o bebê, além de ser o mais nutritivo, ele fortalece a imunidade e previne infecções”, explicou a pediatra.

Para o diretor presidente do Hospital Dom Orione, Padre Jarbas Assunção Serpa, a campanha é fundamental para enfatizar o valor da vida. “Deus quer que lutemos pela vida”, declarou. “Acolhamos este mês de agosto para promover a vida e incentivar o aleitamento materno, esse alimento que vale ouro”, completou.

Atriz Tatiane levou a filha para contar sua história de superação por meio do aleitamento materno

Vivência
A solenidade contou com uma apresentação teatral da atriz Tatiane Breves. De forma bem humorada, ela abordou as dificuldades de uma mãe de primeira viagem e os mitos acerca da amamentação. Tatiane também contou da sua experiência com a filha Ana Laura, que nasceu prematura e recebeu os cuidados na UTI Neonatal do Hospital Do Orione.

Durante o período de internação, a pequena Ana Laura precisou receber leite de outras mães, doadoras do Banco de Leite Humano do hospital. “A doação é uma das atitudes mais humanas, é um ato de amor”, declarou a atriz. Tatiane também se emocionou ao falar do acolhimento que recebeu da equipe durante os 89 dias de internação da filha. A criança, hoje com dois anos de idade, esteve presente na solenidade, saudável e alegre.

Doação de Leite
Boa parte do leite que as crianças internadas na UTI Neonatal consomem é recebida pela equipe do Banco de Leite por meio de doadoras. Heloísa Aragão é umas dessas doadoras. Logo após o parto ela teve muitas dificuldades para amamentar a filha e recebeu orientações da equipe. “O que era um pesadelo virou meu maior sonho”, contou a mãe que há quatro meses é doadora.

Equipe do Hospital Dom Orione entrega certificado de menção honrosa para a doadora Heloísa Aragão

Programação
Durante todo o mês de agosto o Hospital Dom Orione irá promover diversas atividades internas e externas sobre o aleitamento materno. A coordenadora do Banco de Leite Humano, Luiza Theodoro, explica que a programação conta com treinamento para a equipe multiprofissional do Hospital Dom Orione e das Unidades Básicas de Saúde, além de palestras para gestantes e puérperas.

Curso Básico de Aleitamento Materno com ênfase na Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC)
Público-alvo: Colaboradores não assistenciais do Hospital Dom Orione
Dias 06 e 08, das 08h às 10h e dia 07 das 14h às 16h
Local: Sala de Desenvolvimento Humano

Apresentação teatral trouxe risos e conscientização sobre o aleitamento materno

Visita a consultórios pediátricos com o objetivo de reforçar a importância do aleitamento materno e doação de leite
Público-alvo: Médicos Pediatras
Dia 08 às 13h

Palestra Sobre Aleitamento Materno
Público-alvo: Gestantes e puérperas
Dias 07, 15 e 20, às 8h
Local: Unidades Básicas de Saúde

Curso de Aleitamento Materno com Ênfase na Atenção Básica
Público-alvo: Médicos, enfermeiros e nutricionistas da Secretaria Municipal de Saúde
Dias 12, 13 e 16, das 8h às 12
Local: Centro de Estudos

Oficina sobre Manejo da Amamentação e cuidados com o bebê
Público-alvo: Mães de bebês internados da UTI Neonatal e UCINCO
Dia 21 às 9h
Local: Sala de Desenvolvimento Humano

Treinamento sobre os prejuízos da anquiloglossia (frênulo curto da língua) no Aleitamento Materno e; a Importância da Odontologia no Aleitamento Materno
Público-alvo: Equipe Banco de Leite, mães, colaboradores e interessados.
Dia 15, às 13h e às 14h
Local: Sala de Desenvolvimento Humano

Encontro da Mamada
Público-alvo: Puérperas que receberam alta do hospital
Dia 22, às 9h
Local: Sala de Desenvolvimento Humano