Publicado em

Agosto Dourado – Hospital Dom Orione promoveu intensa programação

No dia 22 foi realizado o Encontro da Mamada

Para celebrar o Agosto Dourado, o Hospital Dom Orione promoveu uma série de ações educativas e informativas sobre amamentação. Nesta quinta-feira, 22, foi realizado o Encontro da Mamada. A atividade é uma ação educativa voltada para mães que tiveram bebê nos últimos dias e funciona como uma roda de conversa informal, esclarecendo as dúvidas em relação ao aleitamento materno.

A pediatra e coordenadora da UTI Neonatal, Maria Iva Maranhão orientou as mães sobre o valor nutricional do leite materno. Na primeira parte da mamada, ele possui mais líquido, para hidratar o bebê. Já no final tem mais gordura, que vai fazer o bebê engordar. “O leite materno é perfeito”, destacou a pediatra, reafirmando que nos seis primeiros meses de vida a criança não precisa de outro complemento.

Dra Iva também falou da importância da participação do pai e demais familiares nessa fase de aleitamento. A pediatra explicou que a mãe que amamenta precisa de ajuda e também de condições de descansar, pois o estado emocional influencia na produção do leite.

Durante o encontro as mães puderem tirar suas dúvidas sobre os cuidados com o bebê. Apoliana da Silva Cruz Araújo estava com sua primeira filha, nascida no último dia 09. Ela conta que foi muito gratificante participar e poder expor suas perguntas. “Para mim é um mundo diferente, uma nova fase da minha vida”, contou a mãe que também aprendeu muito com as dúvidas das outras presentes.

Doação de Leite
Outro ponto abordado foi a doação de leite materno. Luiza Theodoro, nutricionista e coordenadora do Banco de Leite Humano, explicou que as mães que produzem mais leite que seus filhos consomem, podem se tornar doadoras. Para isso, elas recebem um kit, contendo touca, máscara e um frasco de vidro. A equipe do Banco de Leite vai até a residência da mãe para orientar sobre a coleta e recolher o leite. Na unidade, ele é pasteurizado, fracionado e encaminhado para os bebês internados na UTI Neonatal.