Hospital Amigo da Mãe

Atenção integral e humanizada

A parturiente tem direito a um acompanhante de sua livre escolha durante todos os períodos do parto.

Uma das práticas adotadas pelo Hospital Dom Orione para garantir o Parto Humanizado, são os “10 passos para o Cuidado Amigo da Mãe".

A ação é baseada nas Portarias 371/2014 e 1.153/2014, do Ministério da Saúde, que tratam, respectivamente, sobre a atenção integral e humanizada ao recém-nascido e os novos critérios da Iniciativa Hospital Amigo da Criança.

10 passos para o Cuidado Amigo da Mãe

1 - Você tem direito a um acompanhante de sua livre escolha para lhe oferecer apoio emocional durante o pré-parto, parto e pós-parto, se desejar.
2 - Você pode tomar líquidos e alimentos leves durante o trabalho de parto. É só pedir ou pegar quando disponível no seu leito.
3 - Você pode andar e se movimentar durante o trabalho de parto, se desejar, e adotar posições de sua escolha durante o parto.
4 - Você pode usar métodos não medicamentosos de alívio da dor, como chuveiro, massagens e bola de pilates.
5 - Procedimentos invasivos como episiotomias, aceleração ou indução do trabalho de parto, partos instrumentais e cesarianas serão evitados, e quando necessários, serão explicados.

6 - É importante que tenha um ambiente tranquilo e acolhedor, com privacidade e iluminação suave.
7 - Quando seu bebê nascer, ele será colocado imediatamente no seu colo (contato pele a pele) por pelo menos uma hora, ou pelo tempo que você desejar. Isso o deixará mais calmo, tranquilo e aquecido, fortalecendo o vínculo afetivo entre mãe e filho.
8 - O cordão umbilical da placenta só será cortado quando parar de pulsar, isso pode levar de 1a 3 minutos.
9 - Você terá ajuda para amamentar na primeira hora de vida do seu filho, quando ele der sinais de que está pronto para mamar (sinais de fome).
10 - Os cuidados de rotina do seu bebê, como exame físico, pesagem e outras medidas só serão realizados após o contato pele a pele, nessa primeira hora de vida.